Quem realiza

Elisete Leite Garcia

Psicóloga (CRP:06/103-272), Psicodramatista-Didata e Supervisora (ABPS-FEBRAP), Diretora pelo Instituto J. L. Moreno, Dr. Dalmiro Bustos(São Paulo e Buenos Aires), Terapeuta de Família e Casal (Instituto Sistemas Humanos, APTF/ABRATEF), Suplente (2020-2021) APTF – Associação Paulista de Terapia Familiar. Conselheira (2019-2020) Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS - FEBRAP), Comunicadora Social, (FMU), Autora do Método TATADRAMA®. (Garcia 2002) e de artigos científicos e livros.

Informações adicionais

foto elisete

Bonequeiras

imagem de bonecos

O Método TATADRAMA utiliza em suas dinâmicas bonecos de pano ancestrais da cultura popular brasileira produzidos em Crato – CE. Quando o trabalho foi iniciado, em 2002, havia apenas uma bonequeira. Hoje, há mais de 40 mulheres que resgataram sua potencialidade inata de artesãs produzindo novamente as bonecas de pano ancestrais que foram passadas de mães para filhas.

Nos rincões do agreste nordestino, mulheres desempenhavam um importante papel como mantenedoras da família, principalmente com relação aos filhos. A maioria delas, após o dia todo de trabalho na roça, à noite, sob a fraca iluminação do candeeiro, proseava os acontecimentos do momento. Confeccionavam bonecas de pano ancestrais utilizando agulha, linha, restos de trapos, enchimento de algodão e muita imaginação, para o deleite das crianças. Essas bonecas marcaram a infância de uma infinidade de mulheres daqueles sertões.

A relação do Método TATADRAMA com as Bonequeiras no Pé de Manga começou com um desejo. O desejo de unir o vínculo de um amor materno e uma infância rica em aprendizados, com o conhecimento profissional e o trabalho psicossocial que estes fatores podem possibilitar.

Currículo

Desenvolvo Oficinas da Vida Tatadrama com foco sócio educacional e terapêutico nas áreas da saúde, esporte, educação, comunidades e treinamento para empresas.

Atuou também como Supervisora Institucional na SPDM – Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina - Unidade Recomeço Helvetia, Formada em Terapia de Família pelo Instituto de Sistemas Humanos.

É associada também a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).

Didata em Psicodrama Formada pelo Instituto de Psicodrama J. L. Moreno – Buenos Aires, Argentina e São Paulo, Brasil, Diretores: Dr. Dalmiro M. Bustos – Prof. Elena Noseda, durante o Período de 2005 a 2016.

Psicóloga formada pelaUniversidade Bandeirante de São Paulo (2010). Membro integrante do grupo Autodirigido do Instituto de Psicodrama J. L. Moreno.

Foi Filiada ao International Association for Group Psychotherapy and Group Processes (IAGP).

Graduada em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (1984).

Orientadora Social do Projeto de Economia Solidária, Bonequeiras no Pé de Manga, Crato-CE. Interventora Relacional de Pequenos e Grandes Grupos em vários contextos sociais, com objetivo de desenvolver o potencial humano.

Atualmente é membro integrante da equipe multidisciplinar do Instituto de Apoio à Família (IAF), responsável pelo módulo, Tatadrama – O Papel Social da Gestante Emergindo através do Ato de Brincar. Dentro do curso permanente de Orientação a Gestantes.

Certificação Internacional em Coaching pela Sociedade Latino –Americana de Coaching. Especialização em Esportes.

Sócia-Diretora do Espaço Cultural Events, SP. Foi filiada à Associação Brasileirade Psicoterapia (ABRAP).

Integrante da Equipe Organizadora do 18º Congresso Brasileiro de Psicodrama.

Filiada a ABRAPTF –Associação Brasileira de Terapia de Família –APTF www.tatadrama.com.br

Autora dos livros Tramas e Dramas do Boneco de Pano no Tatadrama (Garcia, E. L. & Malucelli, M. I. C., 2010) 1ª Ed., 196 pag. (Editora Livre Expressão), GARCIA, E. L.; ROMAÑA, M. A., ARROYO, M.G. Rumo à linha de chegada –Pluralidades da São Silvestre. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2012. Artigo cientifico Espanha: "El Método Tatadrama: Jugar Para Encontrarse", La Hoja De Psicodrama Ano 21/2013, Nº 61, pág. 42 a 47, Revista Brasileira De Psicodrama -Tatadrama: A Violência Mantida Em Segredo Que Emerge Na Boneca De Pano, Pag. 165 a 172, Artigo Revista Psique Ano IX Nº 119, Ano 2015, Pag. 72 a 75, As Mudanças do Método TATADRAMA” O Método Tatadrama alia Psicodrama e Sociodrama, abrindo caminho para a auto compreensão e o desenvolvimento pessoal”, Revista SEPTG -Sociedad Española De Psicoterapía Y Técnicas De Grupo.Boletín 36 –2 agostos 2018, pág. 125 a 130, Método Tatadrama. Jugar Con Muñecas Es Una Cosa Seria e Revista da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Nº9, Ano Novembro de 2018, Pag. 69 a 75, Método Tatadrama: Multiplicidade De Vozes E Perspectivas ProjetadasNo Boneco De Pano.GARCIA, E. L “Brincando de Deus”. In ROMANO C. T.; CHLEBA, E. L. B. et al. (orgs.). O Encontro com a Sustentabilidade –Contribuições do Psicodrama. São Paulo, 2020. (p.00). Planejamento e Organização do Livro: Correndo na Frente "A Incrível história do Vasco, um visionário das corridas de Rua. Autora: Mirás D. 1ª Edição. Abril 2010.

Contato

E-mail: elisete@espacoevents.com.br

Telefones: (11) 3768-8727 / (11) 3714-2652

Dra. Maria Ivette Carboni Malucelli

Co-Autora do livro Tramas e Dramas do Boneco de Pano no Tatadrama (Garcia, E. L. & Malucelli, M. I. C., 2010) 1ª Ed., 196 pag. (Editora Livre Expressão). Prestou assessoria científica na fundamentação do método Tatadrama no período de 2005-2010. Pesquisadora Científica - PqC VI - Instituto Butantan - SP; Sanitarista, Mestre e Doutora em Serviços de Saúde Pública (FSP - USP). Participante de Expedições à Antártica na Estação Antártica “Comandante Ferraz”, Ilha Rei George, Continente Antártico.

E-mail: ivettecarboni@terra.com.br

Telefones: (11)- 3768 5745 / (11)- 99245 6627


Outros agradecientos:

Zeca – João Kon
Arquiteto. Consultor em criatividade para empresas. Montador e curador de exposições de artistas plásticos, nacionais e estrangeiros, no Brasil e no exterior. Titular da Facilita Criatividade. Cursos (a partir de 1974) no CPSI (Creative Problem Solving Institute) na State University of NY at Buffalo - USA, membro vitalício. "Pensamento Lateral", com Edward de Bono e de "Exercícios Estruturados Vivenciais", com John Jones. Pioneiro na utilização de teorias recentes (Caos, Autopoiése, Fractais e Estruturas Dissipativas), no comportamento pessoal e profissional.

Alberto Djinishian (In Memorian)
Publicitário com mais de 40 anos de experiência. Trabalhou na criação da ALMAP e da DPZ como redator. Foi Diretor de Criação da J. Walter Thompson Publicidade, Diretor de Criação Interno da Editora Abril, Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing, Facilitador e Fundador do ILACE.

Ana Paula Zanelato Pereira
Psicóloga clínica e fisioterapeuta que atuou nas Oficina da Vida – Método TATADRAMA - “Mulher em busca da sua essência” da 6ª a 11ª. Psicoterapeuta Transpessoal em formação pela Escola Dinâmica Energética do Psiquismo (DEP). Psicóloga voluntária do PEP - Programa de Atendimento e Pesquisa do Primeiro Episódio Psicótico, focalizando como base de estudo a teoria de Winnicott - (UNIFESP). Desenvolve trabalho terapêutico de integração psico-corporal.

Dr. Cláudio Mello Wagner
Psicólogo, Doutor em psicologia clínica, psicoterapeuta reichiano. Professor do curso de dinâmicas corporais como expressões terapêuticas (pós graduação Latu Sensu Senac/SP). Professor do curso de formação de terapeutas reichianos (Fonte SP) e integrante do movimento R-76: Ação e prevenção em saúde psicorporal. Autor dos livros Freud e Reich continuidade ou ruptura (Summus 1996), Futebol e Orgasmo (Summus 1998) A Transferência na Clínica Reichiana (caso do psicológico 2003). Membro do comitê cientifico organizador do 7 Congresso Internacional de Psicoterapia Corporal – São Paulo – Brasil - 2005.

Dra. Dora Mariela Salcedo Barrientos
Enfermeira Doutora em enfermagem, Professora universitária do curso de enfermagem da Universidade Adventista e coordenadora geral do grupo de pesquisa científica da Universidade Adventista sobre a saúde da mulher.

Márcia Jordão
Psicóloga, Psicopedagoga, Psicanalista com formação Lacaniana, Mestre em Psicologia Escolar e Clínica, Professora Universitária. Há 20 anos trabalhando na área de relacionamentos humanos.

Rosana Bonfá
Publicitária formada pela USP atuou nas Oficina da Vida – Método TATADRAMA - “Mulher em busca da sua essência” de 2002 a 2007. Formada em cosmetologia com especialização na área de estética. Empresária da área de estética e cosméticos. Aplica cursos de aperfeiçoamento para profissionais da área e fisioterapeutas. Participa ativamente de Congressos e Feiras Nacionais e Internacionais.

Stela Regina de Souza Fava
Psicóloga e Psicodramatista; consultora em Educação; coordenadora da Oficina de Psicodrama Pedagógico de São Paulo. Co-autora dos livros: Ações educativas – vivências com psicodrama na pratica pedagógica e intervenções grupais na educação.

Tasso Scaff
Coordenador de Relações Institucionais da UNIPAZ-DF. Conselheiro Deliberativo da Fundação Cidade da Paz – FUNCIPAZ. Economista atua há 30 anos na área de Marketing. Consultor em Estratégia Mercadológica e especialista nas áreas de Comunicação Dirigida, Sistemas de Informação e Database Marketing. Membro integrante da Facilita Criatividade.


Serviço

Associação das Bonequeiras no Pé de Manga Crato – CE.

Gertrudes Leite – Presidente da Associação

Telefones: (88) 99970-5137 / (88) 99629-5484

E-mail: tudaleite17@yahoo.com.br

Endereço: Av. Perimentral, 235- Crato - CE

Texto completo

O Método TATADRAMA utiliza em suas dinâmicas bonecos de pano ancestrais da cultura popular brasileira produzidos em Crato – CE. Quando o trabalho foi iniciado, em 2002, havia apenas uma bonequeira. Hoje, há mais de 40 mulheres que resgataram sua potencialidade inata de artesãs produzindo novamente as bonecas de pano ancestrais que foram passadas de mães para filhas.

Nos rincões do agreste nordestino, mulheres desempenhavam um importante papel como mantenedoras da família, principalmente com relação aos filhos. A maioria delas, após o dia todo de trabalho na roça, à noite, sob a fraca iluminação do candeeiro, proseava os acontecimentos do momento. Confeccionavam bonecas de pano ancestrais utilizando agulha, linha, restos de trapos, enchimento de algodão e muita imaginação, para o deleite das crianças. Essas bonecas marcaram a infância de uma infinidade de mulheres daqueles sertões.

A relação do Método TATADRAMA com as Bonequeiras no Pé de Manga começou com um desejo. O desejo de unir o vínculo de um amor materno e uma infância rica em aprendizados, com o conhecimento profissional e o trabalho psicossocial que estes fatores podem possibilitar.

Foram a partir de Oficinas Psico-afetivas realizadas com as Bonequeiras embaixo do Pé de Manga Crato – Ce, que criou-se uma unidade no grupo e seu nome de batismo. No início as mulheres integrantes não tinham consciência disto. Foram construindo uma “cultura grupal” como resultado das interações entre os desejos de cada uma e os valores e normas do grupo estabelecidos em consenso.

A função social do Método TATADRAMA junto as Bonequeiras no Pé de Manga foi o de refinar a percepção das mulheres em relação a sua responsabilidade como autoras e co-autoras de novos caminhos e perspectivas, ampliando a consciência sobre seu valor e sua importância para o desenvolvimento da comunidade local e a conscientização sobre a importância de preservar os valores e os símbolos da cultura popular, que são nossas raízes.

O trabalho das artesãs Bonequeiras no Pé de Manga é realizado por mãos que desenvolvem arte e também o crescimento pessoal. Essas mulheres usam a criatividade com suas singelas mãos que transmitem afeto e carinho. Criam estratégias, compartilham sonhos, problemas, desejos de transformar a dificuldade em oportunidade e identificam limites e potencialidades.

Para o trabalho realizado no Método TATADRAMA as bonecas de pano ancestrais confeccionadas pelas Bonequeiras no Pé de Manga são importantes pela sua simplicidade, pelo seu formato e também pela sua consistência, pois possibilita a participação nas Oficinas da Vida de indivíduos de várias culturas, origens, classes ou condições sociais, bem como de todas as faixas etárias.

No início as bonecas produzidas foram criadas a partir da troca de saberes, da memória e da intuição das integrantes do grupo. As primeiras bonecas, as primitivas, eram bonecos tortos, frágeis e só bonecas loiras e morenas. Com o desenvolvimento das Oficinas do Método TATADRAMA, foram solicitados bonecos negros, índios, orientais, grávidas, idosos, adolescentes e com características e expressões diversas (triste, alegre, bravo, assustado).

O desafio colocado pelo Método TATADRAMA ao solicitar maior diversidade de bonecos, ajudou as Bonequeiras a se descobrirem e se desenvolverem. Com o crescimento pessoal e grupal das Bonequeiras no Pé de Manga ocorreu a evolução dos bonecos, que passaram apresentar maior personalidade, qualidade e criatividade.

A partir de então, as Bonequeiras foram além das encomendas realizadas pelo Método TATADRAMA, encontrando e construindo novas perspectivas para seu trabalho. O grupo se firmou como um projeto de economia solidária e transformou-se na Associação das Bonequeiras no Pé de Manga, um grupo respeitado e reconhecido pela cidade, entidades locais e outras regiões do nordeste, ampliando suas encomendas para todo Brasil.

O que ocorreu com as Bonequeiras no Pé de Manga foi um processo de empoderamento. O empoderamento é um processo pelo qual as pessoas se organizam e empoderam a si mesmas, assumindo o controle de seus próprios desejos, de sua própria vida, tomando consciência para produzir, criar e transformar, conquistando uma maior autonomia e autoridade sobre decisões da própria vida: e assim foi com as Bonequeiras no Pé de Manga.